1) À direita, sobre o fundo azul há uma cruz latina na cor ouro que representa a fé cristã brasileira.

2) Ao centro, sobre o fundo vermelho há a figura de duas mãos no ato do cumprimento. Elas representam a união de todos os habitantes da cidade remetendo à miscigenação racial, formadora da população brasileira, exemplo da união dos povos sem distinção de raças.

3) À esquerda, sobre o fundo verde há uma tocha flamejante que representa a esperança no futuro, a crença no progresso de Cravinhos. 
4) Abaixo das três sub-partições verticais descritas acima há sobre o fundo branco uma figura ondulada azul, na horizontal, que representa o Córrego Ribeirão. Ele nasce em Cravinhos, na rua Cesário Motta, e segue para Ribeirão Preto, onde recebe o nome. 

- SUPORTE: Do lado direito há um ramo de café, produto agrícola que originou a formação da cidade, cultivado por muito tempo e com grande sucesso em Cravinhos. Do lado esquerdo do brasão há as gêmulas de cana de açúcar, que seguiu o cultivo do café, tornando-se também produto agrícola de maior abrangência local. Os dois ramos cruzam-se sob o listel, que representa  a junção dos dois produtos responsáveis pela expansão do município. 

- LISTEL: Confeccionado na cor azul com arremates em amarelo na frase que ostenta “Cravinhos Fiant Omnia” (Por Cravinhos Faça-se Tudo). Expressa o desejo de que os interesses da cidade pairem sempre acima de qualquer outro objetivo e de que as opiniões sempre devem convergir para a concretização de benefícios à terra e a seu povo.


CORES

- Vermelho (goles): paixão, intensidade, excitação, zelo e coragem. 
- Verde (sinople): frescor, abundância, fertilidade.
- Amarelo (ouro): riqueza, luz, elegância. 
- Azul (blau): honra, lealdade, paz e perseverança.

Visite nossa cidade!